Publicidade

Esta é uma versão digitalizada da obra O Alienista, de Machado de Assis, um dos mais célebres escritores brasileiros. A obra foi publicada primeiramente em partes, entre outubro de 1881 e março de 1882, quando foi publicada em volume único.

A obra é uma das primeiras da fase realista de Assis. Ela é considerada uma novela por alguns, um conto para outros e, para a maioria, ela é um conto longo. Nos últimos anos, as obras dessa fase do escritor estão constantemente presentes nos vestibulares mais concorridos.

O Alienista conta a história de Simão Bacamarte, um médico português que constrói um hospício chamado Casa Verde, no Rio de Janeiro, para confinar os alienados mentais no mesmo ambiente e assim estudar os distúrbios. Simão começa a internar na instituição pessoas aparentemente sãs, mas não para as idéias do doutor.

A situação começa a ficar tensa até o ponto onde aqueles que ainda estavam fora do hospício tramam uma rebelião. Em um primeiro momento, Simão revela autoridade e perspicácia, demonstrando-se mais inteligente que os rebeldes. Porém, os soldados do Rei chegam ao local, se unem aos revoltosos e o hospício é ameaçado.

Mas a revolução não pretende derrubar o hospício e libertar os “doentes”. Eles apenas queriam que Simão liberasse alguns enfermos com base em novos conceitos de loucura. Mas o médico, muito pelo contrário, determina que o líder da revolução também é insano e interna mais de 50 pessoas na instituição.

Tudo para o Dr. Bacamarte é sinônimo de loucura e nem mesmo sua esposa, D. Evarista, escapa de uma internação. Em outra atitude surpreendente, o médico inverte os papéis e determina que os sãos são os loucos e vice-versa. Ele divide os “loucos” em diferentes tipos e ensina valores a cada enfermo. Em menos de um ano, a instituição fica vazia.

Porém, nessa inversão de papéis, Simão Bacamarte se dá conta de que ele é… louco. Ele se interna para curar sua insanidade.

Características do Download

96%
96%
Avaliações
Livro: O Alienista
Autor(a): Machado de Assis
Número de Páginas: 036
Ano: 2016
Editora: Independente Em Português
Gratuito 227KB
  • Desenvolve a Imaginação
    9.6
  • Desperta a Criatividade
    9.5
  • Habilidade de Leitura
    9.6
  • Votos dos Leitores (0 Votes)
    0