Publicidade

Um dos mais famosos romances brasileiros de todos os tempos, tem como protagonista o mais-que-famoso par central Bentinho e Capitu – além de conter o caso narrativo mais discutido de nossa literatura, a traição (ou não) de Capitu. E como outras obras de Machado da última fase, também apresenta um retrato penetrante de aspectos definidores de nossas elites.

Fixação do texto e notas por Manoel Mourivaldo Santiago Almeida (professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP; sócio correspondente da Academia Brasileira de Filologia). Prefácio de John Gledson (mestre em estudos hispânicos pela Universidade St. Andrews; doutor em literatura comparada pela Universidade de Princeton). Bentinho e Capitu são criados juntos e se apaixonam na adolescência.

Mas a mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. Lá o garoto conhece Escobar, de quem fica amigo íntimo. Algum tempo depois, tanto um como outro deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu.

Os dois casais vivem tranquilamente até a morte de Escobar, quando Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de sua esposa e percebe a assombrosa semelhança do filho Ezequiel com o ex-companheiro de seminário.

Informações do Download

93%
93%
Avaliações
Livro: Dom Casmurro
Autor(a): Machado de Assis
Número de Páginas: 128
Ano: 1899
Editora: IndependenteEm Português
Gratuito 553 KB
  • Desenvolve Imaginação
    9.5
  • Desperta Criatividade
    8.6
  • Habilidade de Leitura
    9.8
  • Votos dos Leitores (5 Votes)
    7.1